• qua. jan 22nd, 2025

Nó Tático

Tudo sobre futebol

A situação da Rodada 26 do Brasileirão 2020

ByPablo Daniel

dez 19, 2020

A 26ª rodada do campeonato brasileiro teve início já na última quarta-feira com dois confrontos: O líder São Paulo venceu com tranquilidade o vice-líder Atlético-MG por 3×0 enquanto o Atlético-GO bateu em casa o Fluminense por 2×1. Os próximos confrontos acontecerão a partir do sábado e eis o que cada equipe tem como expectativa para esse fim de semana:



Sport x Grêmio:

Os pernambucanos buscam garantir mais uma rodada fora da zona de rebaixamento e tentar sua 2ª vitória seguida no campeonato após ter ficado 5 rodadas sem vencer. O leão da Ilha está 3 pontos à frente do Vasco, primeiro time no Z-4 com um jogo a menos e precisa da vitória em casa para melhorar seu retrospecto como mandante, que atualmente é de 50%. O tricolor gaúcho por sua vez, vem de uma eliminação amarga na libertadores para o Santos, deixando-o com 2 competições restantes na temporada. No Brasileirão, a condição é favorável ao Grêmio, que está invicto a 2 meses, quando perdeu justamente para o Santos por 2×1 em 11/10. O time não desistiu do campeonato nacional e busca conseguir assombrar os líderes, fazendo deste jogo um possível divisor de águas para abafar a goleada sofrida no meio de semana.

Inter x Palmeiras:

No confronto direto pelo G-4, temos o Internacional muito mais pressionado que o adversário, afinal ambos possuem 41 pontos, porém o time gaúcho possui um jogo a mais. O colorado busca uma recuperação no último campeonato que restou, no qual saiu da liderança para a atual 5ª colocação e viu o título cada vez mais distante. Uma vitória neste sábado seria um gás necessário para se manter vivo na competição. O Palmeiras, por sua vez, pode obrigar-se a poupar seu time, visto a maratona de jogos que fará nas próximas semanas, deixando o Brasileirão de lado para as disputas de semifinais da Copa do Brasil e Copa Libertadores, mas mantendo o alerta para garantir a vaga para a competição internacional da próxima temporada. O time alviverde é o único clube da elite que ainda está vivo em 3 competições simultâneas.

Coritiba x Botafogo:

A fase dos dois times não é nada boa. Ambos os clubes trocaram de treinador recentemente e mantém um jejum de vitórias no campeonato. O Coritiba tenta diminuir a distância para o Bahia, primeiro time fora da zona com 7 pontos a mais que o Coxa. O Fogão com uma possível vitória, ultrapassa o clube paranaense e pode colocá-lo na lanterna. Basicamente um jogo de 6 pontos, mas que não irá afetar muito a tabela por hora, visto que nenhum dos dois consegue ultrapassar o Vasco, primeiro time na zona com um jogo a menos.

Vasco x Santos

O cruz-maltino só tem uma coisa em mente: a vitória. O Vasco hoje possui 25 pontos com 24 jogos, ficando atrás de 3 clubes com 28 pontos e 25 jogos. Caso a vitória venha para o clube carioca, ainda não será o suficiente para tirá-lo do Z-4, mas já é um começo para um time que não sabe o que é ganhar há 4 jogos. Do lado Paulista do confronto, a situação é mais tranquila, porém o Santos precisa vencer para se manter junto dos seis primeiros e conseguir sua vaga na próxima Copa Libertadores. O Alvinegro vem de uma classificação para as semifinais da Libertadores em cima do Grêmio, um dos adversários diretos do G-6 no Brasileiro com 3 pontos a mais e um jogo a menos.

Bragantino x Athletico:

Com situação parecida na tabela, mas em momentos opostos, Paulistas e Paranaenses se enfrentam num confronto direto que pode definir muito do futuro dos dois. O Bragantino não sabe o que é perder no Brasileiro desde 02/11, quando perdeu para o Grêmio em partida válida pela 19ª rodada. Desde então, são 3 vitórias e 3 empates, chegando aos 31 pontos, o que afastou o clube do fantasma da série B, mas que ainda não está distante o suficiente. O Rubro-negro por sua vez, vem de 3 derrotas seguidas e, embora não tenha como terminar a rodada no Z-4, se vê numa situação muito mais delicada, embora apenas 3 pontos atrás do adversário de domingo. Quem quer que seja o ganhador, irá respirar por mais uma rodada, enquanto aumenta a pressão no rival.


Flamengo x Bahia:

Com 45 pontos e 1 jogo atrasado, o Flamengo mantém viva a esperança do título do Brasileirão desta temporada, mas para isso, não pode tropeçar em momento algum. O clube vem de uma invencibilidade de 4 jogos e bom aproveitamento contra os times da parte de baixo da tabela, e agora que lhe restou apenas uma competição, virá com força total para tentar arrancar o título do São Paulo. Já o Bahia vê seu técnico ameaçado no seu cargo. Com 4 derrotas seguidas e 12 gols sofridos nestes confrontos, o clube ainda amarga uma eliminação na Sulamericana para o Defensa Y Justicia com direito a mais 2 derrotas na ocasião. Uma derrota do rubro-negro, praticamente tira as chances de título, visto que não dependerá de si mesmo, e uma derrota do Tricolor o coloca ainda mais próximo do Z-4.

Fortaleza x Ceará:

O clássico da rodada! Ambos os clubes estão no meio da tabela e na briga por uma vaga na Sulamericana, porém sem uma garantia de tranquilidade em relação a briga por permanência no campeonato nacional. Com 30 pontos, o Fortaleza não vence a 3 jogos, mas aposta na sua defesa que se mantém eficiente: é a 3ª melhor do campeonato junto a do Palmeiras. O vozão possui 32 pontos atualmente, e vem de uma derrota dolorosa para o Atlético-GO de virada nos acréscimos. Uma vitória sobre o maior rival é excelente no momento, com o bônus de ser um confronto direto da atual tabela.

Corinthians x Goiás:

Ambos os clubes vêm embalados nas últimas rodadas: O Timão venceu o clássico majestoso e chegou ao seu 4º jogo seguido sem derrota, provando que vem se ajustando ao longo do tempo. O Goiás também vem de uma série de 4 jogos invictos, o que serviu para tirá-lo da lanterna e passar ao Botafogo. Caso ganhe nesta segunda, a permanência na série A pode deixar de ser um sonho distante e virar uma realidade próxima. Mas caso a vitória fique do lado paulista, o Corinthians pode se afastar de vez de um remoto rebaixamento e focar em uma vaga na Sulamericana.