• qua. jan 22nd, 2025

Nó Tático

Tudo sobre futebol

Os diferentes cenários dos clubes na Copa do Brasil

ByPablo Daniel

dez 23, 2020
Renato Gaúcho (Grêmio) e Fernando Diniz (São Paulo) / Foto: Arte / ge.globoRenato Gaúcho (Grêmio) e Fernando Diniz (São Paulo) / Foto: Arte / ge.globo

Cada clube está em uma situação diferente na temporada e há a possibilidade do campeão não disputar a Copa Libertadores do ano que vem

Com o andamento da Copa do Brasil, estamos cada vez mais próximos do fim da temporada, e cada clube possui diferentes expectativas quanto a disputa do título. Confira aqui:

Título Inédito

São Paulo busca título inédito Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro com 53 pontos ainda não está em posição de relaxar na tabela. Resta saber hoje se o clube terá energias para se manter vivo nas duas competições simultaneamente, ou irá priorizar alguma delas. De todo modo, é quase certo afirmar que o tricolor paulista estará na Libertadores do ano que vem. O clube pode também finalmente quebrar o jejum de 8 anos sem título oficial, além de poder ser seu 1º título de Copa do Brasil.

Rei de Copas

Grêmio recebe São Paulo pelas semifinais da Copa do Brasil

O Grêmio busca recuperar seu espírito campeão na Copa do Brasil para “salvar” sua temporada, e se garantir mais uma vez na Copa Libertadores. O clube terá no máximo mais 4 jogos na competição, sendo este o caminho mais simples para ter sua vaga garantida na competição. O clube gaúcho possui do seu lado uma vantagem histórica: 4 das 5 vezes que ganhou o torneio, enfrentou um clube paulista no caminho. Ele também é a equipe que mais disputou partidas na competição, e que mais vezes chegou em semifinais. Caso o “Rei de Copas” seja o campeão, empatará novamente com o Cruzeiro com 6 títulos no posto de maior campeão do torneio.

Superioridade no elenco

Palmeiras busca 4º título da Copa do Brasil enquanto tenta equilibrar campeonatos

Com mais 2 competições no calendário, o Palmeiras deixou de priorizar o Campeonato Brasileiro, onde se encontra na 6ª posição com 41 pontos, e passou a focar nos torneios mata-mata. Estando simultaneamente na Copa do Brasil e Libertadores, o alviverde vê também a possibilidade de disputar o Mundial de Clubes em Fevereiro, no Catar. Caso aconteça tal possibilidade, será basicamente impossível usar o mesmo elenco no torneio internacional e na reta final do Campeonato Brasileiro. Contudo, para se garantir na Libertadores de 2021, o clube precisa apenas de mais 4 pontos e vencer uma das 2 copas que ainda disputa. Caso seja o campeão, se tornará o terceiro maior campeão isolado, com 4 títulos.

O campeão exilado?

América ainda não possui título na competição, mas já fez história

O América é o único dos semifinalistas que começou desde a 1ª fase, e que está atualmente na série B. Praticamente garantido na série A de 2021, o clube está na 2ª posição no campeonato nacional com 57 pontos, precisando de no máximo mais 5 vitórias para conseguir o acesso. Se por ventura houver uma reviravolta no campeonato, e o clube fique de fora da série A em 2021, porém seja o campeão da Copa do Brasil, não será possível disputar o torneio internacional. Um cenário possível, mas que dificilmente irá acontecer para um elenco que já faz a melhor participação da Copa do Brasil na história do clube, mas que busca também o título inédito.

Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Twitter
Instagram