• qua. jan 22nd, 2025

Nó Tático

Tudo sobre futebol

Como seria uma seleção com os vencedores da Bola de Ouro?

ByPablo Daniel

jul 18, 2024

Premiação da revista France Football elege anualmente o melhor jogador do mundo na temporada

Desde 1956 a France Football premia o jogador com o melhor desempenho numa temporada europeia com a Bola de Ouro. Ela representa pra muitos, a consagração de um craque, o elevando a um patamar diferente dos demais jogadores. Mas como seria uma seleção com os jogadores que mais vezes ganharam o prêmio? Veja abaixo como seria o time:

Lev Yashin

Único goleiro da história que venceu a Bola de Ouro, Yashin atingiu tal feito em 1963. Conhecido como “Aranha-Negra”, Lev Yashin jogou em apenas um clube, o Dínamo de Moscou. Ele foi um dos primeiros goleiros a sair mais do gol em lançamentos e cruzamentos adversários, além de ficar conhecido por preferir atuar sem luvas.

Fabio Cannavaro

Após uma grande Copa do Mundo em 2006, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada. A época ele atuava na Juventus, quando ouve o escândalo na Itália conhecido como “Calicopoli” que resultou no rebaixamento automático e perda do título italiano da Juventus. Cannavaro então se transferiu para o Real Madrid, para depois retornar a “Velha Senhora” em 2009.

Franz Beckenbauer

Apesar do futebol ofensivo, o maior nome do futebol alemão é um zagueiro. Franz Beckenbauer é sem dúvidas um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Apelidado de “Kaiser”, o jogador alemão fez parte do primeiro título mundial da Alemanha em 1974. Por clubes, o jogador fez parte do tri-campeonato da Champions League pelo Bayern de Munique entre 1974-1976. Porém antes disso o Kaiser já havia conquistado o status de melhor do mundo, em 1972. Beckenbauer repetiu o feito em 1976, sendo o primeiro da lista eleito 2 vezes. Beckenbauer ficou conhecido por ser um zagueiro habilidoso com a bola no pé, tendo liberdade para atacar e criar as jogadas do time, além de aparecer na área adversária para marcar gols.

Matthias Sammer

Para concluir uma linha de 3 zagueiros, vamos colocar Mathias Sammer jogando mais recuado. O jogador chegou a jogar como meio campista e como volante, mas foi em 1996 atuando como líbero que Sammer atingiu seu auge. O jogador alemão conquistou a Bola de Ouro após uma grande atuação na Eurocopa daquele ano, que levou ao título dos alemães. Na temporada seguinte Matthias Sammer ainda foi campeão europeu novamente, desta vez com o Borussia Dortmund, apesar de sofrer com lesões.

Michel Platini

Lenda francesa, Michel Platini foi o primeiro jogador na história a ganhar a Bola de Ouro por 3 vezes consecutivas. Contudo, esta marca foi ultrapassada por Messi ao ganhar 4 vezes consecutivas. Platini jogava como um meia avançado, e pela Juventus marcava a maioria dos gols do time. Seus feitos renderam o prêmio de melhor do mundo em 1984,1985 e 1986, sendo lembrado como o melhor jogador francês da história.

Johan Cruyff

Revolucionário e ícone da laranja mecânica, Johan Cruyff foi o maior craque do futebol holandês. Foi nos anos 70 que Cruyff atingiu seu ápice, sendo o pilar do time do Ajax tricampeão da Champions League, além da Holanda que encantou o mundo na copa de 1974. Johan Cruyff foi o primeiro jogador que ganhou 3 vezes a Bola de Ouro, sendo em 1971, 1973 e 1974.

Lothar Matthäus

Para dar mais equilíbrio neste time hipotético, Lothar Matthäus assume a posição de volante. Apesar de ter sido multicampeão pelo Bayern de Munique, foi na época de jogador da Inter de Milão que o alemão foi eleito o melhor do mundo: Em 1990 após ser destaque na Copa do Mundo e campeão pelo seu país.

Pelé

Também premiado após revisão histórica, Pelé tem nada mais nada menos que 7 Bolas de Ouro, correspondentes aos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970. Por nunca ter atuado na Europa, Pelé não poderia receber a Bola de Ouro, pois à épocaainda era o título para o “melhor jogador da Europa”. Porém o reconhecimento foi dado antes da morte do rei, que dominou e encantou os gramados desde jovem.

Marco Van Basten

Um dos maiores jogadores da história dos Paises-Baixos, mas com uma carreira encurtada por lesões. Marco Van Basten fez parte da grande geração neerlandesa campeã da Eurocopa, em 1992. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo em 1988, 1989 e 1992, atuando no Milan. No clube italiano, foi campeão da Liga dos Campeões em 1989 e 1990.

Cristiano Ronaldo

Um dos maiores jogadores da história do futebol e sem dúvidas o maior da história de Portugal. Foi reconhecido como melhor jogador do mundo por 2 clubes diferentes: Manchester United (2008) e Real Madrid (2013, 2014, 2016, 2017). Na carreira, Cristiano tem como principais conquistas as 5 Ligas dos Campeões, a Eurocopa de 2016 e Liga das Nações de 2019, sendo esses 2 últimos os únicos títulos da história da Seleção de Portugal.

Lionel Messi

O maior vencedor na história do futebol. Lionel Messi acumula 45 títulos em sua carreira, tendo 1 Copa do Mundo e 4 Ligas dos Campeões como principais. Com sobras o maior nome do Barcelona, Messi acumulou simplesmente 8 Bolas de Ouro em sua carreira: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023.

E aí, o que achou do time? Será que ganharia pelo menos um estadual no nosso Brasil?!

Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram