Premiação da revista France Football elege anualmente o melhor jogador do mundo na temporada
Desde 1956 a France Football premia o jogador com o melhor desempenho numa temporada europeia com a Bola de Ouro. Ela representa pra muitos, a consagração de um craque, o elevando a um patamar diferente dos demais jogadores. Mas como seria uma seleção com os jogadores que mais vezes ganharam o prêmio? Veja abaixo como seria o time:
Lev Yashin
Único goleiro da história que venceu a Bola de Ouro, Yashin atingiu tal feito em 1963. Conhecido como “Aranha-Negra”, Lev Yashin jogou em apenas um clube, o Dínamo de Moscou. Ele foi um dos primeiros goleiros a sair mais do gol em lançamentos e cruzamentos adversários, além de ficar conhecido por preferir atuar sem luvas.
Fabio Cannavaro
Após uma grande Copa do Mundo em 2006, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada. A época ele atuava na Juventus, quando ouve o escândalo na Itália conhecido como “Calicopoli” que resultou no rebaixamento automático e perda do título italiano da Juventus. Cannavaro então se transferiu para o Real Madrid, para depois retornar a “Velha Senhora” em 2009.
Franz Beckenbauer
Apesar do futebol ofensivo, o maior nome do futebol alemão é um zagueiro. Franz Beckenbauer é sem dúvidas um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Apelidado de “Kaiser”, o jogador alemão fez parte do primeiro título mundial da Alemanha em 1974. Por clubes, o jogador fez parte do tri-campeonato da Champions League pelo Bayern de Munique entre 1974-1976. Porém antes disso o Kaiser já havia conquistado o status de melhor do mundo, em 1972. Beckenbauer repetiu o feito em 1976, sendo o primeiro da lista eleito 2 vezes. Beckenbauer ficou conhecido por ser um zagueiro habilidoso com a bola no pé, tendo liberdade para atacar e criar as jogadas do time, além de aparecer na área adversária para marcar gols.
Matthias Sammer
Para concluir uma linha de 3 zagueiros, vamos colocar Mathias Sammer jogando mais recuado. O jogador chegou a jogar como meio campista e como volante, mas foi em 1996 atuando como líbero que Sammer atingiu seu auge. O jogador alemão conquistou a Bola de Ouro após uma grande atuação na Eurocopa daquele ano, que levou ao título dos alemães. Na temporada seguinte Matthias Sammer ainda foi campeão europeu novamente, desta vez com o Borussia Dortmund, apesar de sofrer com lesões.
Michel Platini
Lenda francesa, Michel Platini foi o primeiro jogador na história a ganhar a Bola de Ouro por 3 vezes consecutivas. Contudo, esta marca foi ultrapassada por Messi ao ganhar 4 vezes consecutivas. Platini jogava como um meia avançado, e pela Juventus marcava a maioria dos gols do time. Seus feitos renderam o prêmio de melhor do mundo em 1984,1985 e 1986, sendo lembrado como o melhor jogador francês da história.
Johan Cruyff
Revolucionário e ícone da laranja mecânica, Johan Cruyff foi o maior craque do futebol holandês. Foi nos anos 70 que Cruyff atingiu seu ápice, sendo o pilar do time do Ajax tricampeão da Champions League, além da Holanda que encantou o mundo na copa de 1974. Johan Cruyff foi o primeiro jogador que ganhou 3 vezes a Bola de Ouro, sendo em 1971, 1973 e 1974.
Lothar Matthäus
Para dar mais equilíbrio neste time hipotético, Lothar Matthäus assume a posição de volante. Apesar de ter sido multicampeão pelo Bayern de Munique, foi na época de jogador da Inter de Milão que o alemão foi eleito o melhor do mundo: Em 1990 após ser destaque na Copa do Mundo e campeão pelo seu país.
Pelé
Também premiado após revisão histórica, Pelé tem nada mais nada menos que 7 Bolas de Ouro, correspondentes aos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970. Por nunca ter atuado na Europa, Pelé não poderia receber a Bola de Ouro, pois à épocaainda era o título para o “melhor jogador da Europa”. Porém o reconhecimento foi dado antes da morte do rei, que dominou e encantou os gramados desde jovem.
Marco Van Basten
Um dos maiores jogadores da história dos Paises-Baixos, mas com uma carreira encurtada por lesões. Marco Van Basten fez parte da grande geração neerlandesa campeã da Eurocopa, em 1992. Ele foi eleito o melhor jogador do mundo em 1988, 1989 e 1992, atuando no Milan. No clube italiano, foi campeão da Liga dos Campeões em 1989 e 1990.
Cristiano Ronaldo
Um dos maiores jogadores da história do futebol e sem dúvidas o maior da história de Portugal. Foi reconhecido como melhor jogador do mundo por 2 clubes diferentes: Manchester United (2008) e Real Madrid (2013, 2014, 2016, 2017). Na carreira, Cristiano tem como principais conquistas as 5 Ligas dos Campeões, a Eurocopa de 2016 e Liga das Nações de 2019, sendo esses 2 últimos os únicos títulos da história da Seleção de Portugal.
Lionel Messi
O maior vencedor na história do futebol. Lionel Messi acumula 45 títulos em sua carreira, tendo 1 Copa do Mundo e 4 Ligas dos Campeões como principais. Com sobras o maior nome do Barcelona, Messi acumulou simplesmente 8 Bolas de Ouro em sua carreira: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023.
E aí, o que achou do time? Será que ganharia pelo menos um estadual no nosso Brasil?!
Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram