O Brasil é recheado de templos históricos do futebol, e nada mais justo do que esses estádios terem grandes nomes como maiores artilheiros históricos. Sabe quem são os artilheiros em questão? Se liga aí abaixo:
Pacaembu
Cláudio – 202 gols
Artilheiro histórico do Corinthians, Cláudio lidera o que já foi o principal estádio da cidade de São Paulo. Hoje com a falta de jogos no Pacaembu, é cada vez mais difícil sequer pensar que este recorde será batido.
Maracanã
Zico – 333 gols
O lendário Galinho de Quitino, Arthur Antunes Coimbra é o maior artilheiro do Flamengo e do Estádio do Maracanã com 333 gols. Pegando somente o recorte do “Novo Maracanã”, Pedro é o atual artilheiro do estádio, com Gabriel Barbosa logo em sequência disputando o topo.
Vila Belmiro
Pelé – 288 gols
Pelé dispensa apresentações ao mundo do futebol. Sendo o maior artilheiro da história do esporte, fica mais do que lógico que ele também é o maior artilheiro da casa do clube que defendeu ao longo de sua carreira.
Morumbi
Serginho Chulapa – 135 gols
Atacante dos primeiros títulos de Campeonato Brasileiro do São Paulo, Serginho Chulapa deixou sua marca no tricolor paulista entre 1973 e 1982, se tornando o maior artilheiro do Morumbi e do clube.
Mineirão
Reinaldo – 157 gols
Maior nome do Clube Atlético Mineiro, Reinaldo cansou de fazer gols no principal estádio de BH, rendendo a ele e ao galo 8 campeonatos mineiros em seu período como jogador.
Beira-Rio
Valdomiro – 97 gols
Ponta-direita, Valdomiro foi também o jogador com mais jogos pelo colorado. No recorte do “Novo Beira-Rio”, Edenílson assume a ponta da tabela com 35 gols.
Parque Antarctica
Heitor – 157 gols
Antes da reforma total, a casa do Palmeiras possuía uma nomenclatura diferente. E no Parque Antartica, quem foi mais feliz foi Heitor, maior artilheiro do Palmeiras (na época ainda Palestra Itália). Já no “Allianz Parque” o recorde pertence ao meia Raphael Veiga.
Fonte Nova
Osni – 160 gols
Um dos poucos jogadores com uma grande história em ambos os lados da cidade de Salvador. Osni marcou pelo Vitória 83 gols, e os outros 77 foram marcados pelo maior rival, o Bahia. Na “nova” Arena Fonte Nova, Gilberto lidera a artilharia no momento com 30 gols.
São Januário
Roberto Dinamite – 184 gols
Maior artilheiro da história do Vasco, do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca, obviamente o eterno Dinamite ocupa o topo da casa do clube cruzmaltino.
Nilton Santos (Engenhão)
Loco Abreu – 41 gols
Um dos estádios mais novos da lista, o Engenhão carece de uma grande artilharia. Loco Abreu que atuou no Botafogo nos anos de 2010, 2011 e 2012, mantém seu nome no topo até hoje. Destaque para Fred, que é o 2º maior artilheiro do estádio apesar de nunca ter vestido a camisa do glorioso.
Castelão
Geraldino Saravá – 98 gols
Maior artilheiro da história do Fortaleza, Geraldino Saravá fez história no Leão do Pici na década de 1970, chegando a quase 100 gols na Arena Castelão.
Estádio Olímpico
Alcindo – 129 gols
Além de maior artilheiro do saudoso Estádio Olímpico, Alcindo – ou “Bugre” – é também o maior artilheiro do Grêmio. Com o Estádio não sendo utilizado atualmente, o recorde de Alcindo se mantém intocável.
Arena do Grêmio
Diego Souza – 55 gols
O Estádio que veio para ser a nova casa do Grêmio, tem menos de 2 décadas de existência. E nela, Diego Souza foi quem mais balançou as redes, superando nomes como Luan e Everton Cebolinha.
Ilha do Retiro
Traçaia – 114 gols
Mais um jogador que é o maior artilheiro histórico do clube, Traçaia dominou os gramados do Sport Recife. Traçaia jogou no Leão entre 1955 e 1962, e faleceu em 1971, com meros 37 anos.
Serra Dourada
Túlio Maravilha – 131 gols
O coração do futebol goiano, Estádio que já teve o maior gramado do futebol brasileiro, o Serra Dourada tem somente Túlio Maravilha como seu artilheiro histórico. Os gols de Túlio estão divididos entre as camisas de Goiás, Vila Nova, Atlético-GO, Botafogo, Seleção Brasileira e a Seleção de Novos.
Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram