Franceses ficam com o vice
A edição da Copa do Mundo de 2022 chegou ao seu fim! E que forma de se finalizar. Num jogo de 6 gols, e com decisão nos pênaltis, a Argentina conseguiu sua 3ª taça da copa.
Primeiro tempo
O 1º tempo mostrou uma França totalmente diferente da que vimos durante a copa. Tudo que víamos era uma equipe que não conseguia trocar passes, entregava inúmeras bolas de graça aos adversários e não conseguiam sair da defesa. A Argentina porém, só foi abrir o placar após (mais um) pênalti, com cobrança de Messi. Ainda no 1º tempo, Di María que sofreu o pênalti marcou o 2º gol do jogo, após belo contra ataque argentino. Diante deste cenário, Deschamps fez questão de tirar Giroud e Dembélé antes do intervalo, tentando mudar sua estratégia.
Segundo tempo
Na 2ª etapa continuamos vendo a mesma França errando passes bobos e parecendo já ter desistido do empate. Mas do outro lado a Argentina cansou, e com isto abriu mais espaços. Num desses espaços, Muani entrou na área e sofreu pênalti de Otamendi aos 80 minutos. Mbappé foi para a bola e converteu. E 1 minuto depois lá estava Mbappé novamente para empatar a partida de forma inacreditável. O jogo que estava morno passou a pegar fogo, e ambas as seleções tentavam a todo custo evitar a prorrogação. Contudo no último minuto do tempo regulamentar, Coman sofreu falta mas seguiu no lance, pois era um contra ataque com grandes chances de gol. O péssimo arbitro Szymon Marciniak fez questão de não cumprir a lei da vantagem a parar o lance, prejudicando os franceses. Com isto, tivemos o fim do tempo regulamentar e o jogo seguiu para a prorrogação.
Prorrogação
Na prorrogação os jogadores de ambos os lados já não tinham mais físico para fazer um grande jogo, mas a vontade de vencer superava isto. Somente na 2ª etapa vimos as redes balançar novamente, e novamente com Messi. Com os argentinos à frente do placar, restava apenas segurar o resultado. Mas faltando 4 minutos para o fim, Montiel que havia entrado na prorrogação bloqueou o chute de Mbappé com a mão e cometeu pênalti. Mbappé novamente marcou e com isto se tornou o 2º jogador da história a anotar um hat-trick em uma final de Copa do Mundo e o único a marcar 4 gols em finais de copa. Ambos os lados ainda tiveram chances de marcar o gol de desempate, a principal delas com Muani, que no último minuto da partida chutou em cima do goleiro Martínez, perdendo o que foi a melhor chance de gol do jogo.
Pênaltis
Indo para os pênaltis valeu a experiência dos argentinos, que passaram pela mesma situação contra a Holanda. Mbappé e Messi converteram os primeiros, mas Coman e Tchouaméni desperdiçaram suas cobranças. Dybala e Paredes conveteram, deixando uma enorme vantagem para os argentinos. Muani marcou em sua cobrança, mas Montiel logo na sequência também marcou, dando o título para a Argentina.
Placar do jogo: Argentina 3(4) x (2)3 França
Gols: Argentina: Messi (2), Di María. França: Mbappé (3).
Jogador da partida: Mbappé
Nota da partida: 10
Nota da arbitragem: 0
Esta foi a melhor final de Copa do Mundo do século, e muito provavelmente da história das copas. Uma pena que a arbitragem era de um nível tão inferior, que quem os escalou deveria responder pelo crime de tentar matar o futebol. O legado que esta copa nos deixa é que há árbitros ruins em todos os cantos do mundo.
Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram