• qua. jan 22nd, 2025

Nó Tático

Tudo sobre futebol

Fase de Grupos da Eurocopa: Recordes a favor e contra

ByPablo Daniel

jun 25, 2021
Foto: Alessandra Tarantino/ Pool

Torneio europeu está a todo vapor desde o início

Com o fim da fase de grupos da Eurocopa, temos dados interessantes para analisar da competição. Ao longo de 36 jogos, certos tabus já foram quebrados logo de cara, e ainda podem ter novos recordes quebrados com os próximos 15 jogos que virão à seguir.

Jogador com mais Eurocopas disputadas

Não é surpresa que CR7 quebraria mais um recorde, afinal, é mais do que comum em sua carreira. Jogando a competição desde 2004, o craque português foi o 1º jogador na história a disputar 5 edições do torneio continental. Além disso, ele é o jogador com mais jogos disputados, com 24. Outro recorde batido é o de ser o único jogador a fazer pelo menos 1 gol em 5 edições diferentes. Um recorde com a marca dele, que deve demorar a ser batido.

Cristiano Ronaldo voltará a campo conta a Bélgica – Foto: GettyImages

Jogador com mais gols na história da competição

Novamente, Cristiano Ronaldo volta a quebrar recordes. Desta vez, ele se isolou como maior artilheiro da Eurocopa em toda a história, atualmente com 14 gols. O atacante superou a marca do francês Michel Platini, com 9 gols ao todo.

Os 2 gols contra a França o isolaram na artilharia da Euro2020 – Foto: UEFA

Jogador com mais gols por seleção

Já tá ficando chato, né? Mas novamente ele, Cristiano Ronaldo aparece nesta matéria. Com 109 gols pela seleção de Portugal, o camisa 7 empatou com Ali Daei, do Irã em gols marcados por seleção. Só mais um golzinho e ele se isolará na ponta. Que feito, hein!

Artilheiro absoluto de Portugal busca mais um recorde – Foto: ALEX PANTLING / AFP

Mais gols contra na competição

Dando uma pausa em CR7, falaremos sobre a competição como um todo. Em 36 jogos, tivemos um total de 8 gols contra anotados. Uma média de 0,22 gols contra por jogo. O 1º gol da competição inclusive, foi um gol contra de Demiral, zagueiro da Turquia. Foi a primeira vez na história que a Eurocopa teve seu primeiro gol sendo um gol gol contra. Já pensou se a média se mantém até o fim? Será que vai ter gol contra na grandessíssima final? Só nos resta aguardar.

Nem mesmo o campeão do mundo Hummels escapou da maldição do gol contra – Foto: dpa/picture alliance via Getty Images

O incansável Luka Modric

O camisa 10 da Croácia conseguiu uma marca pessoal impressionante nesta edição. O meia já era o jogador mais jovem a marcar um gol pela Eurocopa com a camisa da Croácia, tendo feito isto em 2004. Agora em 2021, ele se tornou o jogador mais velho a marcar um gol pela Eurocopa com a camisa Croata. Um feito de dois extremos.

Modric é a referência do time croata – Foto: Paul Ellis – Pool/Getty Images

Média de gols

Apesar dos gols contra, a média de gols da competição atualmente é a maior do século. Com 94 gols em 36 jogos, a média atual de gols é de 2,61 por jogo. Os jogos do último dia certamente ajudaram para isso. Com o 5×0 da Espanha sobre a Eslováquia, o 3×2 da Suécia contra a Polônia, além dos 2 empates por 2×2 do grupo F, a quarta-feira acabou com 18 gols em 4 jogos. Que venham mais dias na Eurocopa como estes.

Artlheiro da Suécia, Forsberg já tem 3 gols nesta edição – Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / POOL / AFP

Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Twitter
Instagram