Manchester City e Inter de Milão farão o duelo decisivo
Chegamos ao estágio final da Liga dos Campeões, onde restam apenas 2 equipes duelando pelo título. Manchester City e Inter de Milão farão uma final inédita, onde os ingleses buscam seu 1º título da competição, e os italianos em busca do tetra. Mas além disto, também temos alguns fatos curiosos sobre esta final e seus finalistas. Confira aqui embaixo:
1) Cidade Sede
Istambul já foi palco de final de Liga dos Campeões anteriormente, sendo a última vez em 2005. Assim como 2005, o jogo será disputado no estádio Olímpico Atatürk, e também terá uma final entre ingleses contra italianos. Na última ocasião, Milan e Liverpool disputaram o título, com o Liverpool se sagrando campeão, no que ficou conhecido como “o milagre de Istambul”.
2) Retrospecto dos países
Ao todo, ingleses e italianos se enfrentaram 4 vezes em finais dos torneios, com 2 títulos pra cada lado. Outro fato curioso é que esta será a primeira vez que o Liverpool não será o representante inglês numa final contra italianos.
3) Retrospecto da Inter de Milão
A Inter de Milão tem um bom aproveitamento em finais: são 3 títulos e 2 vices na história (60% de aproveitamento nas finais). Entretanto, esta será apenas sua 2ª final no século, tendo ganhado em 2010 do Bayern de Munique por 2×0.
4) Retrospecto do Manchester City
Sem muita experiência passada na competição, a história do Manchester City na Champions League está sendo escrita recentemente. Participou somente de uma final na temporada 2020/21, sendo vice-campeão para o Chelsea. Os “cityzens” vem na busca pelo seu 1º título na competição, tendo chegado este ano a sua 3 semifinal consecutiva.
5) Campeão da Champions e da Copa do Mundo
Esta será a 3ª Liga dos Campeões consecutiva em que teremos um Campeão do torneio europeu na mesma temporada em que ganhou a Copa do Mundo. Em 2014 tivemos Khedira, em 2018 tivemos Varane, e em 2023 teremos Julian Alvarez ou Lautaro Martinez.
6) Campeão Brasileiro
A última vez em que uma equipe foi campeã sem possuir um brasileiro no elenco foi em 2005, quando o Liverpool se sagrou o grande campeão. Desde então, ao menos 1 brasileiro faz parte do elenco campeão e este ano temos Éderson (Manchester City) como possível campeão. Apesar da Inter de Milão ter o lateral Dalbert, o brasileiro não atuou em nenhum jogo e nem sequer foi inscrito na competição devido à uma lesão no joelho, que o mantém fora dos gramados.
7) Defesa que ninguém passa
Ambas as equipes sofreram apenas 3 gols nos play-offs da competição. Enquanto o City sofreu 1 de cada adversário (Leipzig, Real e Bayern), a Inter sofreu os 3 gols para o Benfica no jogo da volta das quartas-de-final. Na estatística geral, o Manchester City é a defesa menos vazada, com 5 tentos sofridos. Já na estatística individual, Onana, goleiro da Inter é o que têm mais defesas ao longo da competição, com 44.
E aí, quem será que leva o duelo? Os italianos farão a história sobressair mais uma vez, ou os ingleses irão enfim sair da fila do título continental?
Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram