• sáb. abr 19th, 2025

Nó Tático

Tudo sobre futebol

Como foram as campanhas das eliminatórias das Copas que o Brasil ganhou?

ByPablo Daniel

nov 19, 2024

Apesar de ter participado de todas as Copas do Mundo, o Brasil já sofreu bastante para disputá-las.

O momento atual da seleção passa longe de ser bom. Para muitos, o futebol apresentado não é convincente e a campanha em mais da metade da eliminatória é pífia. O Brasil possui o marco de ser a única seleção a participar de todas as Copas do Mundo, será que ficará de fora pela primeira vez?! Por mais que pareça uma situação trágica, o Brasil já enfrentou situações semelhantes inclusive antes de ganhar a tão sonhada Copa do Mundo. Relembre aqui como foram as campanhas das eliminatórias que geraram as 5 estrelas do Brasil:

1958

Com apenas 2 jogos, o Brasil ficou no Grupo 1, onde enfrentou a seleção do Peru. No 1º jogo, um empate por 1×1. No jogo da volta, um triunfo magro por 1×0 numa falta cobrada por Didi, que ficou eternizada como ‘folha seca’, e foi o suficiente para qualificar o Brasil para o torneio na Suécia.

Foto – Reprodução

1962

Para a Copa de 1962, o Brasil não disputou as eliminatórias, pois era o atual campeão do torneio. O Chile foi outro sulamericano que não disputou as eliminatórias, por ser o país sede da Copa do Mundo.

Foto – UOL Esporte

1970

Para chegar ao tricampeonato, o Brasil precisou passar pelo grupo eliminatório contra Paraguai, Colômbia e Venezuela. Com 6 vitórias em 6 jogos e 23 gols marcados, a seleção canarinho avançou sem sustos para o México. Destaque para as vitórias por 6×0 e 5×0 contra a Venezuela. Curiosamente, na Copa do Mundo o Brasil enfrentou Peru (quartas-de-final) e Uruguai (semi-final), as outras duas seleções sulamericanas que disputaram o torneio.

Foto – Reprodução

1994

Num grupo que contava com Uruguai, Bolívia, Equador e Venezuela, o Brasil conseguiu avançar em 1º. Contudo, não foi uma caminhada fácil. Após 3 jogos, o Brasil se encontrava com 3 pontos, atrás de Bolívia e Equador. Na época as vitórias davam 2 pontos, e após um empate para o Uruguai no 4º jogo viu a vaga ficar realmente ameaçada. Mas após esse jogo, o Brasil virou a chave e venceu os 4 jogos restantes, sendo o último um confronto direto contra o Uruguai: com o empate da Bolívia contra o Equador, quem perdesse a partida estava fora da Copa do Mundo. E após uma partida magistral da dupla Bebeto e Romário, o Brasil venceu por 2×0 com 2 gols do baixinho, levando o time para os EUA em busca do Tetracampeonato.

Foto – Reprodução/CBF

2002

Disputada no formato que se mantém até hoje, com turno e returno onde os 10 países se enfrentam, o Brasil só garantiu a classificação na última rodada. O Brasil terminou as eliminatórias na 3ª posição com 30 pontos, empatado na pontuação com o 4º colocado Paraguai. Em 5º, ficou o Uruguai com 27 pontos, após empatar com a Argentina em casa. Já o Brasil venceu a Venezuela por 3×0 com 2 gols de Luizão e 1 de Rivaldo. A campanha foi recheada de desconfianças, com 4 treinadores diferentes e 6 derrotas ao longo da eliminatória.

Luizão foi autor de 2 dos 3 gols da partida decisiva contra a Venezuela – Foto: Arquivo/PLACAR

Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram