• qua. jan 22nd, 2025

Nó Tático

Tudo sobre futebol

2023: O ano Tricolor

ByPablo Daniel

out 8, 2023
Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

Um grande ano para São Paulo, Fortaleza e Fluminense

2023 foi o ano da quebra de vários tabus no futebol: Manchester City campeão da Liga dos Campeões, Fernando Diniz enfim ganhando um título como treinador, São Paulo campeão da Copa do Brasil. Então vamos falar primeiramente do tricolor paulista, que completou sua sala de troféus com todos os títulos possíveis.

São Paulo

Após um início ruim no Campeonato Paulista, com uma eliminação precoce para o Água Santa nas quartas-de-final, o São Paulo virou a página após a troca de comando: De Ceni para Dorival. Com isto, o desempenho do time de modo geral teve uma significativa melhora, e o clube passou a sonhar com pelo menos um título na temporada. Obviamente o caminho mais fácil seria através de uma Copa, seja a Sulamenricana ou a do Brasil. Uma grandiosa disciplina tática apareceu no elenco, que chegou até as quarta-de-final da Sulamericana, sendo eliminado nos pênaltis mesmo após fazer uma grande partida no Morumbi. Mas na Copa do Brasil o roteiro foi diferente: Venceu o Palmeiras, o Corinthians e na grande final superou o Flamengo. E que grande roteiro para o São Paulo completar sua sala de troféus, conquistando o último título que faltava na galeria. Um momento que deveria ser mais frequente, dada a grandeza do clube que não condiz com o jejum de 8 temporadas sem títulos entre 2013 à 2020.

São Paulo levantando a taça da Copa do Brasil – Foto: Wesley Santos/São Paulo FC/Divulgação

Fortaleza

Um grande passo na história do clube começou de um fracasso no início do ano. Diferente do que têm sido falado, o Fortaleza não se classificou para a Sulamericana em 2023, mas sim para a Libertadores. Após eliminação ainda na “Pré-Libertadores” para o Cerro Porteño, o clube iniciou sua jornada na Sulamericana. Após passar facilmente na fase de grupos, o clube escalou sua ida até a final passando por 2 times brasileiros: o América e o Corinthians. Mas o que chama a atenção é a forma que o Fortaleza joga, buscando o resultado, tentando o gol ao invés das ceras, do anti-jogo e etc. E um detalhe que diferencia o Fortaleza dos demais clubes é a manutenção do trabalho, afinal Vojvoda é o 2º treinador a mais tempo no mesmo clube dentre os clubes da série A. Mantendo o trabalho, o time ganhou uma identidade de jogo, e com uma identidade de jogo é mais fácil encontrar reforços pontuais no mercado. O clube está na final contra a LDU e por mais que não saia vitorioso, já adquiriu a marca de 1º time nordestino a alcançar uma final internacional. Estamos ansiosos pelo resultado, e esperamos que o Leão do Pici saia de Montevidéu vitorioso.

Fluminense

Um ano mais que especial para o tricolor das laranjeiras. Começou o ano goleando seu maior rival na final do campeonato estadual, conquistando o título. Este título por mais que seja o menor dos possíveis no ano, foi especial para o treinador Fernando Diniz, que enfim ganhou um título como treinador (considerando apenas títulos de 1ª divisão). A partir daí, o clube cada vez mais se manteve fiel ao estilo de jogo do treinador, que por mais que algumas vezes falhasse – como na eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil – na maioria das vezes obteve sucesso. Sucesso este que se mostrou na Libertadores, passando em 1º no grupo do River Plate, eliminando Argentinos Jrs. , Olímpia e Internacional nas fases seguintes e alcançando sua 2ª final de Libertadores na história. Curiosamente será no Maracanã, sede definida desde o início da competição. Os tricolores poderão enfim, contra o Boca Juniors conquistar o 1º título internacional da história do clube, jogando em casa. E por mais que seja uma final única, sendo difícil prever resultados, o Fluminense têm jogado um futebol muito superior ao do outro finalista, que sequer venceu um jogo na Libertadores desde as oitavas-de-final da competição. Será que o Brasil irá superar novamente a Argentina, assim como em 2012, 2017 e 2019? Agurademos.

Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram