Amistoso contra a Gana rendeu bons resultados aos jogadores
Quando falamos da seleção brasileira, falamos da maior campeã mundial, que possuiu os times mais icônicos, as jogadas mais bonitas, da seleção que teve os melhores dos melhores jogadores da história. Contudo se apegar ao passado é prejudicial, e precisamos ver o que o futuro nos aguarda com essa atual safra de jogadores brasileiros. E parece que ao fim de seu ciclo, Tite finalmente entendeu isto. Chega de levar “homens de confiança” só porque já foram treinados por ele antes, chega de convocar jogadores porque fazem bons números na China. Desta vez temos jogadores bons, jovens e na elite do futebol mundial.
Pra frente Brasil
Neste amistoso contra Gana, Tite ousou como deveria e escalou 4 jogadores atacantes de ofício. Com todo respeito ao adversário, mas a Gana jamais iria causar perigo a defesa da seleção brasileira, que dentre as seleções fica no mínimo no top 3 do mundo. E com dúvidas sobre quem jogará lá na frente, ficou mais fácil para Tite adotar um esquema ofensivo. Vimos Richarlison anotar 2 e garantir sua vaga para a copa. Neymar e Vinicius Junior fizeram uma grande dupla no 1º tempo, desconsertando a defesa adversária. Paquetá fazia a ligação rápida entre defesa e ataque. Casemiro mesmo em jogo amistoso mostrou vontade pra não deixar o adversário passar livre em direção a nossa defesa. Pela 1ª vez em muito tempo, eu digo que a seleção brasileira realmente fez um futebol convincente.
Mas aquele 1%…
Estamos 99% prontos para a Copa do Mundo, mas o que são os 1%? São as laterais. Disse anteriormente que temos uma das melhores defesas do mundo, e isto é provado com os goleiros e os zagueiros. Mas nas laterais continuamos com dúvidas. Alex Telles fez um excelente jogo de apoio à Vini Jr. pela esquerda, pois pouco sofreu com o ataque de Gana. Éder Militão voltou as suas origens e jogou na lateral direita, apesar de hoje ter mais capacidades como zagueiro. Não sofremos gol, no máximo uma bola na trave, mas vale ressaltar que o adversário não era lá essas coisas. Ou seja, continuamos com uma incógnita nas laterais, até porquê ainda nem sabemos quem serão os titulares. Danilo tem jogado de zagueiro na Juventus e Daniel Alves de meia no Pumas, aumentando ainda mais essa dúvida. Esta dúvida aliás prejudica Raphinha. Tite não quer ver o lateral-direito avançando ao fundo, deixando o ponta direita isolado para fazer as jogadas. Raphinha que gosta de tentar o drible e fazer jogadas próximas a linha de fundo não tem o devido apoio para suas jogadas características, resultando em jogos apáticos pela seleção.
Na lateral esquerda Alex Sandro não jogou tão bem quanto Alex Telles ofensivamente, porém foi mais exigido defensivamente. Renan Lodi que concorre pela vaga é o melhor ofensivamente dentre os três, mas a falha na final da Copa América contra a Argentina queimou seu filme com a torcida.
O Hexa vem?
Em resumo, temos meio, goleiros, zaga e ataques preparados para a copa. Resta ao Tite saber o que fazer para resolver o problema das laterais brasileiras se quiser vencer esta copa do mundo, na qual os europeus estão entregando de bandeja para nós diante da má fase do velho continente. E resta a nós torcedores, torcer para que o hexa deixe de ser um desejo de 20 anos para se tornar realidade.
Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram