Com jogadores de 3 times diferentes, lista conta com 2 brasileiros
Com o fim da temporada europeia dos clubes, todos os fãs de futebol aguardam ansiosamente pelas premiações individuais. Muitos já tem o nome do melhor do mundo como certo, mas hoje, nós do Nó Tático vamos além e montar nosso time ideal com os 11 melhores jogadores da temporada, além do treinador. Confira aqui:
Thibaut Courtois
O goleiro do Real Madrid chamou a atenção do mundo todo após uma atuação de gala na final da Liga dos Campeões entre Liverpool x Real Madrid. No entanto, vale lembrar que este foi o pico de um jogador que ao longo da competição, salvando inúmeras vezes os merengues de serem eliminados. Não somente isto, no torneio nacional o Real Madrid teve a 2ª defesa menos vazada, atrás somente do Sevilla. O belga não só pode ganhar o prêmio de melhor goleiro do mundo como também figurar no top 3 de melhores jogadores da temporada.
Trent Alexander-Arnold
Apesar da última impressão do inglês na temporada ser uma falha na final da Liga dos Campeões, a grande temporada do lateral direito não pode ser apagada. Nas 32 partidas que jogou pela Premier League, assistiu seus companheiros 12 vezes. Mesmo com fraquezas no setor defensivo, é inegável que na parte ofensiva, este é atualmente o melhor lateral direito do mundo.
Virgil Van Dijk
Este já vem se consolidando como um dos maiores zagueiros de sua geração. Desde o início de 2022 até o fim da temporada o Liverpool perdeu apenas 2 jogos: 0x1 contra a Inter de Milão e 0x1 contra o Real Madrid. E sem dúvidas o holandês é o rosto dessa solidez defensiva dos Reds. Pelo campeonato nacional atuou em 34 partidas, sendo que em 21 delas não sofreu gol. Pela seleção holandesa o jogador está no grupo que trouxe a vaga para a copa após a Holanda não participar em 2018. Virgil Vna Dijk é presença confirmada em praticamente qualquer eleição deste tipo.
Rúben Dias
Diferente da temporada passada, Rubén Dias não foi eleito o melhor jogador da Premier League. Mas isto não quer dizer que a temporada do português foi ruim, muito pelo contrário. O pior momento do jogador foi o período em que esteve lesionado, pois não teve momentos ruins pelo Manchester City. Este período também coincidiu com o momento em que Portugal estava na repescagem para a copa do mundo, mas mesmo sem o zagueiro a seleção portuguesa se classificou contra uma fraca Macedônia do Norte. Tendo jogado 29 jogos pela Premier League, o Manchester City não sofreu gol em 12 deles, sendo essencial para o título inglês.
João Cancelo
Apesar de ser um lateral direito de ofício, a maior vantagem do português é poder atuar em ambos os lados do campo. Se por um lado, Alexander-Arnold ganha nos aspectos ofensivos, João Cancelo o supera nas capacidades defensivas, mas que não deixa de ajudar bastante na criação de jogadas do Manchester City. Graças a sua versatilidade, Pep Guardiola consegue usá-lo na esquerda e manter Kyle Walker na direita, que juntos, foram campeões de mais uma Premier League tendo a melhor defesa e o melhor ataque da competição.
Fabinho
Apesar de muitos ainda preferirem Casemiro, não podemos subestimar a grande temporada do Fabinho pelo Liverpool. Ao lado de Thiago Alcântara comandou o meio campo do Liverpool com solidez defensiva e boa saída de bola, além de participações no ataque. O volante brasileiro marcou 5 gols na Premier League, e teve mais consistência ao longo do ano, merecendo seu lugar nesta lista.
Kevin de Bruyne
O cara do Manchester City campeão inglês. Em mais uma ótima temporada, De Bruyne foi o maestro do City, com passes absurdos, excelente visão de jogo, além de gols importantes na temporada. Pela seleção não decepcionou, fazendo boas partidas contra seleções inferiores a seleção belga, que garantiu a classificação para a copa do mundo ainda em novembro.
Luka Modrić
36 anos em plena forma. Há quem diga que esta temporada de Luka Modrić foi ainda melhor que a temporada na qual o croata foi eleito o melhor jogador do mundo (2017/18). Sendo um dos pilares na conquista da Liga dos Campeões, Modrić nos presenteou com atuações de gala nos momentos mais decisivos do Real Madrid, provando que a idade as vezes é meramente um número.
Mohamed Salah
Se você perguntasse em dezembro de 2021 a alguém que acompanha o futebol europeu qual o melhor jogador do mundo, a resposta provavelmente seria Mohamed Salah. Mas o jogador egípcio teve uma leve queda de produção na parte final da temporada, o que não apagou o grande desempenho do craque do Liverpool. A temporada acaba com um gosto amargo para Salah, vice-campeão da Copa Africana e eliminado da Copa do Mundo, em ambas as ocasiões para o Senegal. O vice-campeonato da Premier League e da Liga dos Campeões acrescentam uma amargura, mas ser capaz de ir tão longe nas competições sendo o melhor jogador do time, é algo para se orgulhar.
Vinícius Júnior
A melhor temporada da breve carreira de Vinícius Júnior até aqui. O jogador encontrou em Karim Benzema uma dupla sólida de ataque, assistindo o francês diversas vezes, mas também fazendo seus gols. Foi o vice-artilheiro e vice-líder de assistências do Real Madrid na temporada, atrás de Karim Benzema. Seu último gol na temporada foi o mais importante: o gol do título da Liga dos Campeões. Sem dúvida Vinícius Júnior já figura no topo da prateleira do futebol mundial.
Karim Benzema
Como já dito anteriormente, Benzema foi o artilheiro e líder de assistências do Real Madrid na temporada. Com atuações épicas o jogador foi o artilheiro isolado da Liga dos Campeões, com 14 gols, sendo 10 no mata-mata. Karim Benzema hoje não é somente o melhor centroavante do mundo, como também é o melhor jogador do mundo, e ninguém tem sequer dúvidas quanto a isso.
Jürgen Klopp
Com 2 títulos na temporada, a sensação é que o Liverpool poderia ter alcançado mais, afinal perdeu somente na última rodada o título da Premier League e na final da Liga dos Campeões parou em Courtois. Entretanto, os Reds apresentaram um futebol fantástico ao longo da temporada e Klopp deu um exemplo de gerenciamento de jogadores com o time praticamente inteiro na reta final dos campeonatos. No ano de 2022 o Liverpool sofreu apenas 2 derrotas no ano (como já citado anteriormente), e não se intimidava com qualquer adversário que fosse. Klopp dizia que o Liverpool jogava da mesma forma, independente do adversário ou se o jogo era em casa ou fora. E ele tem razão nisto. Klopp fez um trabalho excepcional ao longo do ano, com jogos cheios de intensidade, fazendo valer o prêmio de treinador do ano.
Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram