• qua. jan 22nd, 2025

Nó Tático

Tudo sobre futebol

Opinião: O time ideal da temporada 2021/22

ByPablo Daniel

ago 8, 2022
Foto: Divulgação/Ballon D'or

Com jogadores de 3 times diferentes, lista conta com 2 brasileiros

Com o fim da temporada europeia dos clubes, todos os fãs de futebol aguardam ansiosamente pelas premiações individuais. Muitos já tem o nome do melhor do mundo como certo, mas hoje, nós do Nó Tático vamos além e montar nosso time ideal com os 11 melhores jogadores da temporada, além do treinador. Confira aqui:

Thibaut Courtois

Goleiro do Real Madrid foi eleito o melhor jogador da final da Liga dos Campeões – Foto: John Berry/Getty Images

O goleiro do Real Madrid chamou a atenção do mundo todo após uma atuação de gala na final da Liga dos Campeões entre Liverpool x Real Madrid. No entanto, vale lembrar que este foi o pico de um jogador que ao longo da competição, salvando inúmeras vezes os merengues de serem eliminados. Não somente isto, no torneio nacional o Real Madrid teve a 2ª defesa menos vazada, atrás somente do Sevilla. O belga não só pode ganhar o prêmio de melhor goleiro do mundo como também figurar no top 3 de melhores jogadores da temporada.

Trent Alexander-Arnold

O jovem de 23 anos já é cotado como um dos melhores laterais desta geração – Foto: Liverpool/Twitter Reprodução

Apesar da última impressão do inglês na temporada ser uma falha na final da Liga dos Campeões, a grande temporada do lateral direito não pode ser apagada. Nas 32 partidas que jogou pela Premier League, assistiu seus companheiros 12 vezes. Mesmo com fraquezas no setor defensivo, é inegável que na parte ofensiva, este é atualmente o melhor lateral direito do mundo.

Virgil Van Dijk

Zagueiro holândes já figurou no top 3 do mundo em 2019 – Foto: Reprodução/UEFA Champions League

Este já vem se consolidando como um dos maiores zagueiros de sua geração. Desde o início de 2022 até o fim da temporada o Liverpool perdeu apenas 2 jogos: 0x1 contra a Inter de Milão e 0x1 contra o Real Madrid. E sem dúvidas o holandês é o rosto dessa solidez defensiva dos Reds. Pelo campeonato nacional atuou em 34 partidas, sendo que em 21 delas não sofreu gol. Pela seleção holandesa o jogador está no grupo que trouxe a vaga para a copa após a Holanda não participar em 2018. Virgil Vna Dijk é presença confirmada em praticamente qualquer eleição deste tipo.

Rúben Dias

Melhor jogador da Premier League na temporada passada, Rúben Dias continua em alto nível – Foto: GettyImages/Manchester City

Diferente da temporada passada, Rubén Dias não foi eleito o melhor jogador da Premier League. Mas isto não quer dizer que a temporada do português foi ruim, muito pelo contrário. O pior momento do jogador foi o período em que esteve lesionado, pois não teve momentos ruins pelo Manchester City. Este período também coincidiu com o momento em que Portugal estava na repescagem para a copa do mundo, mas mesmo sem o zagueiro a seleção portuguesa se classificou contra uma fraca Macedônia do Norte. Tendo jogado 29 jogos pela Premier League, o Manchester City não sofreu gol em 12 deles, sendo essencial para o título inglês.

João Cancelo

Lateral direito de ofício, Cancelo é um dos melhores atuando na esquerda – Foto: AFP

Apesar de ser um lateral direito de ofício, a maior vantagem do português é poder atuar em ambos os lados do campo. Se por um lado, Alexander-Arnold ganha nos aspectos ofensivos, João Cancelo o supera nas capacidades defensivas, mas que não deixa de ajudar bastante na criação de jogadas do Manchester City. Graças a sua versatilidade, Pep Guardiola consegue usá-lo na esquerda e manter Kyle Walker na direita, que juntos, foram campeões de mais uma Premier League tendo a melhor defesa e o melhor ataque da competição.

Fabinho

Destque no Liverpool, Fabinho enfrenta concorrência pesada na seleção – Foto: GettyImages

Apesar de muitos ainda preferirem Casemiro, não podemos subestimar a grande temporada do Fabinho pelo Liverpool. Ao lado de Thiago Alcântara comandou o meio campo do Liverpool com solidez defensiva e boa saída de bola, além de participações no ataque. O volante brasileiro marcou 5 gols na Premier League, e teve mais consistência ao longo do ano, merecendo seu lugar nesta lista.

Kevin de Bruyne

Meia belga é o principal armador do Manchester City – Foto: GettyImages

O cara do Manchester City campeão inglês. Em mais uma ótima temporada, De Bruyne foi o maestro do City, com passes absurdos, excelente visão de jogo, além de gols importantes na temporada. Pela seleção não decepcionou, fazendo boas partidas contra seleções inferiores a seleção belga, que garantiu a classificação para a copa do mundo ainda em novembro.

Luka Modrić

Luka Modrić conquistou sua 5ª Liga dos Campeões na carreira – Foto: Catherine Ivill/Getty Images

36 anos em plena forma. Há quem diga que esta temporada de Luka Modrić foi ainda melhor que a temporada na qual o croata foi eleito o melhor jogador do mundo (2017/18). Sendo um dos pilares na conquista da Liga dos Campeões, Modrić nos presenteou com atuações de gala nos momentos mais decisivos do Real Madrid, provando que a idade as vezes é meramente um número.

Mohamed Salah

Salah é um dos candidatos a bola de ouro desta temporada – Foto: GettyImages

Se você perguntasse em dezembro de 2021 a alguém que acompanha o futebol europeu qual o melhor jogador do mundo, a resposta provavelmente seria Mohamed Salah. Mas o jogador egípcio teve uma leve queda de produção na parte final da temporada, o que não apagou o grande desempenho do craque do Liverpool. A temporada acaba com um gosto amargo para Salah, vice-campeão da Copa Africana e eliminado da Copa do Mundo, em ambas as ocasiões para o Senegal. O vice-campeonato da Premier League e da Liga dos Campeões acrescentam uma amargura, mas ser capaz de ir tão longe nas competições sendo o melhor jogador do time, é algo para se orgulhar.

Vinícius Júnior

Jovem brasileiro vive melhor momento da carreira – Foto: GettyImages

A melhor temporada da breve carreira de Vinícius Júnior até aqui. O jogador encontrou em Karim Benzema uma dupla sólida de ataque, assistindo o francês diversas vezes, mas também fazendo seus gols. Foi o vice-artilheiro e vice-líder de assistências do Real Madrid na temporada, atrás de Karim Benzema. Seu último gol na temporada foi o mais importante: o gol do título da Liga dos Campeões. Sem dúvida Vinícius Júnior já figura no topo da prateleira do futebol mundial.

Karim Benzema

Karim Benzema correndo com os braços abertos enquanto comemora gol. Benzema é eleito o melhor jogador de nosso time ideal.
Artilheiro da LaLiga e da Liga dos Campeões, Benzema é o favorito a bola de ouro – Foto: GettyImages

Como já dito anteriormente, Benzema foi o artilheiro e líder de assistências do Real Madrid na temporada. Com atuações épicas o jogador foi o artilheiro isolado da Liga dos Campeões, com 14 gols, sendo 10 no mata-mata. Karim Benzema hoje não é somente o melhor centroavante do mundo, como também é o melhor jogador do mundo, e ninguém tem sequer dúvidas quanto a isso.

Jürgen Klopp

Imagem do treinador Jürgen Klopp sorrindo e com braço direito levantado em sinal de comemoração. Klopp é o técnico escolhido para montar nossa seleção.
Klopp foi eleito melhor treinador do mundo em 2019 e 2020 – Foto: GettyImages

Com 2 títulos na temporada, a sensação é que o Liverpool poderia ter alcançado mais, afinal perdeu somente na última rodada o título da Premier League e na final da Liga dos Campeões parou em Courtois. Entretanto, os Reds apresentaram um futebol fantástico ao longo da temporada e Klopp deu um exemplo de gerenciamento de jogadores com o time praticamente inteiro na reta final dos campeonatos. No ano de 2022 o Liverpool sofreu apenas 2 derrotas no ano (como já citado anteriormente), e não se intimidava com qualquer adversário que fosse. Klopp dizia que o Liverpool jogava da mesma forma, independente do adversário ou se o jogo era em casa ou fora. E ele tem razão nisto. Klopp fez um trabalho excepcional ao longo do ano, com jogos cheios de intensidade, fazendo valer o prêmio de treinador do ano.

Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram