Eternamente dentro dos nossos corações!
Nesta quinta-feira, dia 29/12/2022 o mundo do futebol viveu um de seus dias mais tristes. O atleta do século XX, o rei do futebol, o eterno camisa 10 se despediu deste planeta aos 82 anos. Edson Arantes do Nascimento, ou apenas Pelé, sem dúvidas revolucionou o esporte que tanto amamos chamado futebol. Nascido em 1940, Pelé era apenas uma criança quando presenciou o ‘Maracanazo’ sofrido por nossa seleção em 1950. Naquele ano, ele ainda prometeu ao seu pai que traria uma Copa do Mundo para ele. O sonho demorou pouco tempo para se tornar realidade, quando em 1958 o Brasil teve seu 1º título mundial, com Pelé anotando 2 gols na final, fora os outros 4 que anotou nas quartas-de-final e semi-final. Foi neste momento que não só Pelé, mas o Brasil foi lançado ao mundo pelo seu futebol.
Jogando pelo Santos, Pelé fez de São Paulo seu parque de diversões, marcando contra todos os times que entravam em seu caminho. Logo são Paulo já era pequena demais, assim como o Brasil, então aquele Santos lendário decidiu aventurar-se mundo afora. E como era de se esperar, o mundo era pequeno demais para Pelé. Não havia time ou seleção que conseguisse pará-lo. Conseguir pará-lo era uma tarefa impossível aos seus marcadores, mesmo no tempo em que não existiam cartões, muito menos revisões de faltas através do VAR. Não demorou pouco até que Pelé “zerasse” o futebol, conquistando o estadual, a Libertadores, o Mundial de clubes, o torneio nacional e a Copa do Mundo e apenas um ano, em 1962. Pelé já era o maior da história nacional, o maior do Santos, o maior dos maiores com seus 20 e poucos anos.
Na história do futebol desde seu início, nos campos ingleses até os dias de hoje, nunca houve jogador mais completo. Pelé tinha força, velocidade, sabia driblar tão bem quanto dar passes. Finalizava de esquerda, de direita, de cabeça, de joelho, de peito, todas com maestria única. Gostaria de ter perguntado pessoalmente se ele era um viajante do tempo, pois todos dizem que ele estava muito à frente do tempo que viveu. Porém Pelé não estava à frente nem atrás de seu tempo, Pelé fazia seu próprio tempo, possuía seu próprio relógio, jogava quase que um outro esporte.
Pelé foi tão genial, que tudo o que ele fazia ou deixava de fazer virava algo marcante. A camisa 10 antes era só mais uma entre tantas, porém após Pelé, se tornou o símbolo de um craque. Se Pelé ia jogar, pouco importava contra quem era, qual campeonato era, qual o estádio que jogaria. As pessoas iam somente para poder apreciar o máximo que um jogador de futebol poderia oferecer. Tudo o que importava era assistir os gols que o Pelé fez, e também os que não fez. Sempre que alguém chuta uma no meio de campo bola em direção ao gol, é lembrado “o gol que o Pelé não fez” contra a Tchecoeslováquia em 1970. “O gol que deveria ser gol mas não foi”, uma jogada magistral em que Pelé sem tocar na bola tira completamente o goleiro uruguaio da jogada, também em um jogo em 1970. Até a “defesa do século” realizada por Gordon Banks é feita após uma cabeçada de Pelé. É simplesmente impossível descrever a grandeza de Pelé no futebol com meras palavras, então ficamos com esta: Pelé.
E Pelé foi tão Pelé, que quase 50 anos após sua aposentadoria, não achamos alguém digno de comparação. Podemos ter discussões calorosas entre Maradona, Messi, Cristiano Ronaldo, Ronaldo e entre outros sobre quem é melhor. Mas todos nós sabemos que uma discussão dessas só serve para ajeitar a lista do 2º colcoado para baixo, pois em 1º é Pelé absoluto. Espero um dia poder ver ao vivo com meus próprios olhos alguém tão genial quanto ele foi dentro de campo, mas enquanto isto não acontece, Pelé continua o rei absoluto do futebol.
Para finalizar gostaria de agradecer em nome dos apaixonados por futebol, especialmente os brasileiros, afinal Pelé nos levou ao topo do mundo, e de lá não saímos mais. Obrigado Pelé por nos dar alegria em meio à tantas dificuldades. Obrigado Pelé por nos representar mundo afora. Obrigado Pelé por inspirar gerações de craques, que virão a inspirar futuros craques. Obrigado Pelé pela valorização do nosso futebol nacional. Obrigado Pelé por elevar o amor brasileiro ao futebol à outro nível. Obrigado Pelé por ser Pelé.
Edson Arantes se foi, mas Pelé é e sempre será eterno ∞ !
Acompanhe-nos nas redes sociais
Facebook
Instagram